Indicador de Emprego em março tem o menor nível desde agosto de 2020

Foto: Guilherme Almeida/CP

O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) teve ligeira queda de 0,1 ponto em março, o quinto mês seguido de piora, descendo aos 75 pontos, e o menor nível desde agosto de 2020. A informação foi divulgada na manhã desta terça-feira, 5, pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

O desempenho do indicador em março é visto pelos técnicos da FGV como uma acomodação, após quatro meses consecutivos de perdas. Houve influência positiva das expectativas do setor de serviços, em função da melhora da pandemia de covid-19, mas o IAEmp permanece em patamar considerado baixo. O IAEmp sugere expectativa de geração de vagas adiante, quanto maior o nível, mais satisfatório o resultado.

No mês passado, quatro dos sete componentes do IAEmp contribuíram negativamente para o resultado. As principais pressões partiram dos itens que medem a Tendência dos Negócios nos próximos seis meses na Indústria, que contribuiu com queda de 0,6 ponto, e o Emprego Local Futuro sob o ponto de vista do Consumidor, que cedeu 0,4 ponto. Na outra direção, o componente de Situação Atual dos Negócios dos Serviços contribuiu favoravelmente com 1,0 ponto.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile