A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre anunciou que dará início, a partir de segunda-feira (4), à aplicação da quarta dose contra a Covid-19 para idosos a partir de 80 anos na condição de acamados, que não possuem condições de se deslocar até alguma das unidades de vacinação da Capital. A aplicação de mais uma dose do imunizante contra o coronavírus também passará a ser aplicada por equipes da secretaria nas instituições de longa permanência para idosos (ILPIs) para o mesmo público.
Durante as visitas aos acamados e as ILPIs, os agentes de saúde buscarão vacinar idosos, a partir dos 60 anos, contra a gripe. A vacinação contra a doença estará a disposição desse público a partir de segunda-feira.
De acordo com a prefeitura, apenas pessoas que se tornaram acamados após o início da vacinação contra a Covid precisam solicitar a presença dos profissionais através das coordenadorias de saúde da Capital. A SMS irá se guiar através do cadastro das pessoas que foram vacinadas anteriormente nessas condições. Para a prefeitura, são entendidos como acamados os idosos que estão restritos ao leito.