Porto Alegre registra menor temperatura, em dez anos, em um mês de março

Mínima chegou nesta quinta a 11,4°C

Foto: Guilherme Almeida/CP/Memória

Porto Alegre teve, nessa manhã, a menor temperatura para um mês de março em dez anos: 11,4ºC, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na véspera, o dia amanheceu com mínima de 20,1°C.

Nas primeiras horas do dia, era possível ver muitas pessoas usando roupas comuns no inverno. A massa de ar frio que chegou ao Rio Grande do Sul na última quarta é responsável pelos dias com madrugadas frias e tardes agradáveis, cenário que deve se manter pelo menos até sábado.

Conforme a Metsul Meteorologia, março terminou sob a influência de uma forte massa de ar frio, com mínimas muito baixas para essa época do ano em parte do sul do Brasil. A previsão é de que o primeiro dia de abril tenha predomínio do sol, com momentos de céu claro em diversas regiões, o que proporciona um amanhecer frio e geada em algumas cidades, com mínima prevista de 12°C em Porto Alegre. A tarde vai ter marcas agradáveis na cidade, com a máxima chegando a 23°C.

Sob efeitos do fenômeno La Niña, abril deve ter predomínio de temperaturas de “meia estação”, sem muito frio nem muito calor. A maioria dos dias deve ser agradável, conforme a Metsul. No fim de semana, a madrugada deve ser fria em Porto Alegre, no sábado, mas as temperaturas sobem já no domingo, podendo registrar mínima de 17°C e máxima de 27°C, com possibilidade do retorno da chuva.

Doze municípios apresentaram temperaturas abaixo de 5°C, nesta quinta-feira. Segundo a Metsul, as temperaturas mais baixas foram registradas em Pinheiro Machado, com -0,8°C, seguida de Pedras Altas, com 2,3°C, Quaraí, com 2,5ºC, e São José dos Ausentes, com 3,5°C, Bagé, com 3,9°C. A sexta-feira deve ter geada na Serra e as áreas do Centro-Sul.