Reajuste rejeitado: Prefeitura marca nova renião com municipários em 12 de abril

Categoria pediu 33,98%. Município oferece 10,06%, em quatro parcelas, até janeiro de 2023

Foto: Cesar Lopes / PMPA

A comissão que negocia, em nome da Prefeitura, um reajuste linear para os servidores públicos de Porto Alegre, recebeu a diretoria do Sindicato dos Municipários (Simpa), no fim da tarde desta quarta-feira, no Paço Municipal. O encontro, em paralelo um ato público realizado em frente ao prédio, ocorreu um dia após a categoria rejeitar a proposta inicial do município, que previa reajuste salarial de 10,06%, em quatro parcelas, entre abril deste ano e janeiro de 2023.

Os servidores entregaram documentos, oficializando a rejeição, e solicitaram mais uma reunião, que ficou agendada para 12 de abril. No dia seguinte, a categoria volta a se reunir em assembleia geral.

Diretores do Simpa foram recebidos pelos secretários de Administração e Patrimônio, André Barbosa, e de Governança Local e Coordenação Política, Cássio Trogildo, além do chefe de gabinete do prefeito, André Coronel.

“Esperamos obter avanços, já que, de fato, o debate está sendo realizado com a categoria”, destacou o diretor-geral do sindicato, João Ezequiel da Silva. A categoria pede um aumento de 33,98%, referente ao acumulado de seis anos sem reposição.

Mais cedo, o prefeito de Porto Alegre Sebastião Melo afirmou que o diálogo com os municipários “segue aberto”. Ele destacou, contudo, que a proposta apresentada está dentro do limite que o município pode arcar.

“Rejeitar ou aceitar proposta é da assembleia de uma categoria. Nós estamos na mesa para dialogar, com o diálogo em construção e uma proposta posta. A cidade tem que ser cuidada na sua inteireza, dos servidores públicos e da cidade como um todo. A nossa perna é aquela que está ali”, reforçou.