A prefeitura de Porto Alegre informou nesta quarta-feira que concluiu a primeira etapa de modernização da iluminação pública, com mais de 50 mil lâmpadas de LED instaladas em diferentes regiões da cidade neste mês. De acordo com a administração municipal, as equipes da concessionária IPSul, sob comando da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), iniciaram a instalação de lâmpadas de LED em 89 dos 92 bairros oficiais da cidade.
O projeto, que integra a parceria público-privada entre a prefeitura e a concessionária, começou em junho do ano passado e visa substituir as lâmpadas de vapor de sódio pela tecnologia LED, mais econômica e duradoura. “Em alguns bairros, o serviço está mais avançado, em outros ainda está começando. O projeto deu prioridade às áreas com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Porto Alegre para depois se estender às demais regiões. Agora, nosso objetivo é manter esse ritmo para que, em breve, possamos ter uma Capital com uma iluminação mais qualificada e econômica”, afirma o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi.
Após a instalação de lâmpadas de LED, são realizadas medições para checar se a iluminação está dentro dos parâmetros estabelecidos em contrato. Até agora, já foram investidos R$ 32 milhões no plano e a primeira etapa da modernização gerou uma economia de 35,8% de energia, o que representa aproximadamente R$ 620 mil, segundo a prefeitura.
Após a troca de todas as luminárias, é estimado que a economia de energia deve passar dos 55%, gerando redução mensal de R$ 1,3 milhão no pagamento da conta de energia por parte da prefeitura. Na terceira etapa do plano, serão implantados sistemas de telegestão nas vias mais movimentadas da cidade e nos monumentos com iluminação de destaque. Esse sistema é capaz de acionar, desligar e/ou controlar o fluxo luminoso (dimerizar) dos pontos de iluminação pública, detectar falhas e medir a temperatura de funcionamento.
Como solicitar manutenção de lâmpadas e luminárias
Para solicitar a manutenção de lâmpadas e luminárias, é preciso abrir um protocolo no aplicativo 156+POA que irá direcionar o contribuinte para a página da concessionária. Os pedidos ainda podem ser feitos pelo telefone 156. O uso de fotografias da ocorrência auxilia na detecção dos problemas por parte dos técnicos.