“Vamos apresentar a decisão na próxima segunda-feira”, declara Leite sobre futuro político

Cotado para concorrer à Presidência da República, governador gaúcho convocou coletiva de imprensa para o início da tarde

Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini / Divulgação

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), afirmou nesta sexta-feira que vai definir o futuro político dele na próxima segunda-feira. Para a data, o chefe do Executivo gaúcho marcou uma coletiva de imprensa, no Palácio Piratini, às 14h.

“Tenho sido demandado, tenho também recebido muitos conselhos. Na verdade, a minha vontade é de poder participar na forma que eu melhor possa contribuir. Muitas pessoas entendem que é liderando um projeto, e dessas pessoas há visões sobre caminhos possíveis”, ressaltou o governador, que não deu pistas se vai ou não trocar de partido.

A decisão, segundo Leite, vai ser “fortalecida” ao longo do fim de semana. O governador também ressaltou que sempre procurou as melhores alternativas durante o processo de discussão.

“De qualquer maneira o que é importante sempre dizer, especialmente ao povo gaúcho, é que todo meu movimento será sempre na direção de estar sempre participando de forma ativa para transformar o nosso Estado e o nosso País em lugares melhores. Estamos procurando os melhores caminhos para poder cumprir com este papel”, reforçou.

Na manhã desta sexta, Eduardo Leite já havia sido questionado pela reportagem sobre o futuro político. Na oportunidade, afirmou que ainda não tinha definido.

Recentemente, o governador gaúcho esteve no evento de filiação da ex-senadora Ana Amélia Lemos ao PSD, partido que sonha em contar com o nome dele no quadro de filiados e na disputa à Presidência da República.

Contudo, segundo informações da colunista do Correio do Povo e apresentadora do Esfera Pública, Taline Oppitz, ainda existe a chance de que Eduardo Leite permaneça no PSDB, recebendo a presidência nacional da legenda.

Avançar

Nesta sexta, Eduardo Leite apresentou mais uma etapa do programa Avançar, que prevê ações e investimentos para diversos segmentos no Rio Grande do Sul. Desta vez, o anúncio contemplou a área da igualdade, cidadania, direitos humanos e assistência social.

Para as políticas sociais, está previsto o repasse de R$ 61,4 milhões. O montante é a soma da verba distribuída para ações desse segmento em 2021 e 2022.