Presidente do Banco Central projeta inflação anual de 11% em abril

Foto: Pedro França/Agência Senado

A economia brasileira chegará em abril a um pico de inflação tocando 11% no acumulado em 12 meses. A previsão foi feita nesta sexta-feira pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, em seminário virtual organizado pelo Banco Central do Peru. Em fevereiro, a inflação ao consumidor acelerou com força para o nível mais elevado para o mês em sete anos, com a taxa em 12 meses acima de 10,5%.

Campos Neto reforçou que a instituição deverá encerrar o ciclo de aperto monetário com a taxa Selic em 12,75%, o que é previsto para a reunião de maio do Comitê de Política Monetária (Copom). Para o dirigente, o mundo sairá dividido do conflito na Ucrânia e o Brasil precisa estar do lado certo e aproveitar oportunidades.

Na semana passada, o Copom comunicou a elevação da Selic em 1 ponto percentual, de 10,75% para 11,75% ao ano, e registrou em sua ata uma nova alta da mesma magnitude na próxima reunião. Nesta sexta-feira, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) anunciou que a inflação medida pelo IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15) atingiu 10,79% no acumulado em 12 meses. Em março, o índice teve alta de 0,95%, a maior variação para o mês desde 2015.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile