Bombardeio mata jornalista russa em Kiev, na Ucrânia

Oksana Baulina morreu enquanto gravava estragos causados por um ataque russo anterior

Reprodução: Twitter

Uma jornalista morreu, nesta quarta-feira, em um bombardeio em Kiev, capital da Ucrânia, reportou o site letão The Insider, portal para o qual ela trabalhava. Outro civil morreu e duas pessoas que acompanhavam a jornalista se feriram.

Estilhaços de foguete atingiram Oksana Baulina quando ela gravava os danos causados por um bombardeio anterior. O ataque atingiu um centro comercial no distrito de Podil, no noroeste da capital ucraniana, segundo um comunicado do veículo de comunicação.

“Vamos continuar cobrindo a guerra na Ucrânia, incluídos os crimes de guerra russos, assim como os bombardeios às cegas sobre as zonas residenciais que provocam a morte de civis e jornalistas”, afirmou o site independente, criado em 2013 pelo jornalista e ativista Roman Dobrokhotov.

Antes de trabalhar para o The Insider, Baulina era produtora para uma fundação de combate à corrupção no país. No entanto, as autoridades russas classificaram a fundação como “organização extremista”, forçando a jornalista a deixar a Rússia.

No total, cinco trabalhadores da imprensa morreram na Ucrânia desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro: além de Baulina, dois ucranianos, um irlandês e um norte-americano.

*Com informações da Agência France Presse (AFP)