Dia Mundial da Água: água em lata é um avanço em direção à sustentabilidade

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Já conhecida como embalagem tradicional das cervejas, refrigerantes e energéticos, a lata ganhou novas categorias no Brasil nos últimos anos, como vinho e drinks prontos. Também vista como novidade, a água envasada em lata está disponível no país desde 2020, nas marcas Minalba, AMA/Ambev e Serra do Atlântico, é um avanço importante em direção à circularidade do produto fundamental para a sobrevivência.

Líder mundial no setor de embalagens sustentáveis de alumínio, a Ball Corporation é responsável pela introdução dessas novas categorias de bebidas no mercado das latas, embalagem que consome até 6 vezes menos água durante a fabricação em comparação com outras embalagens. O crescimento do consumo das latas, apontado como 7,3% em 2020, segundo dados da Abralatas, é justificado pelas vantagens da embalagem.

Para o mercado de água, especificamente, a lata é a única opção que apresenta uma solução completa, inclusive com vantagens para os amantes do produto com gás. Com a vedação hermética da embalagem, que protege melhor o gás da bebida, a água com gás oferece ao consumidor por muito mais tempo a experiência da bebida que acabou de ser envasada. Isso faz com que a lata possibilite maior vida útil para a bebida nas prateleiras e alcance territórios mais distantes.

Além disso, as latas são invioláveis, não se fragmentam, gelam mais rápido as bebidas e são a embalagem mais sustentável da cadeia. Ainda, a lata de alumínio é a embalagem que mais remunera a cadeia de reciclagem. Um quilo de lata chega a valer 60 vezes mais do que outros materiais. Assim, o consumo de água em lata não gera lixo ao mesmo tempo que contribui para o incremento de renda de mais de 800 mil famílias da cadeia de reciclagem no Brasil.