Sistema do dinheiro esquecido abre hoje consulta ao último lote da primeira fase

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A partir desta segunda-feira, 21, até a sexta-feira, 25, os contribuintes nascidos a partir de 1983, além das empresas abertas nesse período, podem descobrir o valor que tem a receber no Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central. Esse é o último lote da primeira fase do sistema que devolve dinheiro esquecido pelos brasileiros.

Para ter acesso aos valores é preciso entrar no site www.valoresareceber.bcb.gov.br na data e hora indicadas na consulta já feita inicialmente no sistema. Ao todo, o Banco Central estima que 28 milhões de pessoas tem dinheiro a receber – 26 milhões de CPFs e 2 milhões de CNPJs –, um total estimado de R$ 4 bilhões nesta primeira fase.

No momento da consulta, o contribuinte saberá se tem valor a receber e, caso positivo, receberá data e período para consultar e solicitar o resgate do saldo existente. Se não comparecer nessa data e período, terá que voltar no sábado da repescagem, de acordo com o calendário previsto. A repescagem vai funcionar, no dia 26 de março, durante todo o dia, das 4h às 24h.

Caso isso também não ocorra, o cidadão poderá consultar ou solicitar o resgate do saldo existente a partir de 28 de março. O Banco Central ressalta que não é possível consultar ou solicitar os valores no site principal do Banco Central, nem dentro do sistema Registrato. Todas as consultas e solicitações serão feitas exclusivamente em www.valoresareceber.bcb.gov.br.

PASSO A PASSO

O contribuinte precisará, além do seu CPF ou CNPJ da empresa, ter um login Gov.br nível prata ou ouro para acessar o Sistema Valores a Receber na data e período agendados para consulta e resgate. Não será possível acessar o sistema com seu login Registrato. Para ter o login Gov.br, basta fazer o cadastro gratuito no site ou pelo App Gov.br (Google Play e App Store).