Semana para conhecer a nova taxa de juros no Brasil e outros mercados de destaque

Crédito: Getty Images/Blend Images

Mais uma semana agitada na economia brasileira, depois do mega aumento da Petrobras nos combustíveis na última quinta-feira, 10. Com preços pressionando os índices inflacionários ao redor do planeta, toda a atenção esta voltada para as decisões sobre a política monetária de diferentes países.

Nesta segunda-feira é divulgado o Relatório Focus, com as estimativas de analistas do para i mercado financeiro brasileiro. Na terça-feira, 15, começa a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que define a Taxa Selic para o próximo mês. O resultado sai na quarta, 16. A Selic está atualmente em 10,75% ao ano.

E não é só aqui. Estados Unidos, Inglaterra, Japão e própria Rússia, que aumentou de 9,5% para 20% seu índice com a guerra, avaliam suas taxas de juros também durante a semana.

Na semana dos indicadores, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga o resultado da Pesquisa Mensal de Serviços para janeiro. O setor de serviços cresceu 10,9% em 2021, após uma queda de 7,8% em 2020. A taxa do ano passado foi a maior para um fechamento anual desde o início da série histórica em 2012. Em dezembro, o setor teve expansão de 1,4% em relação a novembro.

Já o IBC-Br de janeiro sai na quinta-feira, 17. Em dezembro, o índice subiu 0,33% e 1,3% na comparação com o último mês do ano anterior. Com isso, fechou 2021 com alta de 4,5% sobre 2020.

E a semana encerra com a divulgação da Pnad Contínua – Taxa de Desemprego, referentes ao mês de janeiro no Brasil. A última amostragem da pesquisa revelou que 19 das 27 unidades da federação apresentaram recuo na taxa média anual de desemprego. A taxa média anual caiu de 13,8% em 2020 para 13,2% em 2021.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile