Senado aprova projeto que fixa valor do ICMS sobre preço dos combustíveis

Proposta estabelece que alíquota do ICMS incidirá apenas uma vez sobre o preço dos produtos

Senado aprovou projeto de lei que altera a forma de cobrança do ICMS sobre combustíveis | Foto: Jefferson Rudy / Agência Senado / Divulgação / CP

O Senado aprovou, nesta quinta-feira, o projeto de lei que altera a forma de cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas operações envolvendo combustíveis, o que deve baixar o valor de venda dos produtos derivados de petróleo. O texto já havia sido aprovado pela Câmara no ano passado, e agora deve retornar para a análise dos deputados já que, no Senado, sofreu alterações.

Segundo a proposta, a alíquota do ICMS na comercialização de gasolina, etanol, diesel, biodiesel, gás de cozinha, derivado de gás natural e querosene de aviação deve ser cobrada sobre o valor fixo por litro e não pelo preço do produto. Além disso, o imposto vai incidir apenas uma vez no decorrer da cadeia de circulação da mercadoria.

De acordo com o texto, o percentual a ser cobrado vai ser definido mediante deliberação dos estados e do Distrito Federal. Ele deve ser uniforme em todo o território nacional, mas pode ser diferenciado por produto. A alíquota pode, ainda, ser reduzida e restabelecida no mesmo exercício financeiro.

O projeto não define uma data para que esse novo regime de cobrança do tributo passe a valer e estabelece que cabe aos estados, por meio do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), implementar a cobrança única do ICMS.

Diesel

Com relação à cobrança do ICMS nas operações envolvendo diesel, especificamente, a base de cálculo do imposto até o fim deste ano, para fins de substituição tributária, vai ser a média móvel dos preços médios praticados ao consumidor final nos 60 meses anteriores à fixação.

A escolha pelo diesel, de acordo com a proposta, deve-se ao papel crucial desse combustível para a manutenção da atual cadeia logística brasileira, bem como das operações de transporte coletivo.

Outra mudança estabelecida pelo projeto é que, até o fim de 2022, serão zeradas as alíquotas de PIS/Cofins (interno e importação) sobre o diesel, gás de cozinha, querosene de aviação e biodiesel.

Outros detalhes

Quanto à definição das alíquotas fixas do ICMS pelo Confaz, o projeto determina que o Conselho deve respeitar um intervalo mínimo de 12 meses entre a primeira fixação e o primeiro reajuste desses valores, e de seis meses para os reajustes subsequentes, respeitada a anterioridade de 90 dias da data em que tiver sido publicada a última alteração.

A proposta ainda estabelece que, para evitar, de um lado, perda de arrecadação e, de outro, aumento da carga tributária, serão instituídos mecanismos de compensação entre os entes federados, como uma câmara de compensação ou outro instrumento mais adequado, com atribuições relativas aos recursos arrecadados em decorrência da incidência do ICMS.

Nas operações com combustíveis derivados de petróleo, o imposto fica com o estado onde ocorrer o consumo. Nos demais combustíveis, em operações entre contribuintes, o imposto vai ser partilhado entre os estados de origem e destino. Nas operações que destinem combustíveis não derivados de petróleo a não contribuintes, o imposto ficam com o estado de origem.