Fecomércio-RS revela que endividamento das famílias gaúchas é o maior em 12 anos

Foto: Marcello Casal / Agência Brasil

O número assusta. Conforme Pesquisa de Endividamento e Inadimplência dos Consumidores Gaúchos (PEIC-RS) divulgada pela Fecomércio-RS nesta quarta-feira, 9, o endividamento das famílias gaúchas atingiu o percentual de 94,3% em fevereiro, um recorde desde 2010.  O resultado superou a máxima registrada em janeiro (91,9%), sendo que há um ano atrás esse percentual era de 74%.

O maior número de famílias endividadas da série histórica, iniciada em janeiro de 2010, veio acompanhado de nova alta do percentual de famílias com contas em atraso. Enquanto esse percentual era de 29% em janeiro deste ano, e de 24,8% em fevereiro do ano passado, passou a registrar 32,4% em fevereiro passado, maior valor desde abril de 2018 (40,7%).

Essa piora está relacionada à maior dificuldade encontrada pelas famílias que ganham menos de 10 salários mínimos em manter seus orçamentos equilibrados. Nesse grupo, o percentual passou de 27,3% (fev/21) para 32,4% em (fev/22). Já para o grupo de maior renda, o percentual foi de 15,5% para 6,4% no mesmo período.

Apesar da piora no indicador de contas em atraso, o percentual de famílias que relatam não terem condições de quitar seus compromissos em atraso dentro dos próximos trinta dias foi de apenas 2,2%. Esse resultado só não é menor que a mínima histórica da série registrada no mês anterior (jan/22 – 2,1%). Esse indicador, conforme análises anteriores, evidencia o esforço das famílias em evitar de manter-se em uma situação de inadimplência, dada a importância de continuar acessando o mercado de crédito.