Prefeito de Irpin, na província de Kiev, diz que tropas russas exigiram rendição da cidade

Região iniciou nesta terça-feira a retirada da população, com 3 mil moradores até o momento levados a corredor humanitário

| Foto: Arte/R7

Ao mesmo tempo em que organiza a retirada da população, o prefeito de Irpin, na província de Kiev, precisou arrumar tempo nesta terça-feira (8) para responder a uma proposta de rendição feita pelos militares da Rússia.

Em mensagem no Telegram, no início do dia, o prefeito Oleksandr Markushin afirmou ter recebido uma mensagem em que as tropas russas exigiam a entrega do controle da cidade. “Houve uma contraproposta pública aos ocupantes, que abandonem a comunidade de Irpin em 24 horas e salvem a vida e a saúde de milhares de recrutas russos, que são esperados em casa por mães, irmãs, filhas, avós e namoradas”, disse.

Ucranianas compartilham seu olhar sobre a guerra, opiniões políticas e medos maternos
Em Irpin, cerca de 3 mil civis já receberam assistência para deixar o país, segundo divulgou nesta terça-feira o Serviço Estatal de Emergências do país.

A retirada dos moradores da cidade, localizada ao noroeste da capital ucraniana, Kiev, e que tem quase 43 mil habitantes, acontece após dias de intensos ataques das tropas russas e da imposição de diversos obstáculos para a saída da população.

As pessoas estão tendo que deixar a cidade através de uma ponte que foi destruída. No último domingo (6), os quatro integrantes de uma família morreram durante o processo de saída de Irpin, quando as forças russas dispararam contra civis, segundo o prefeito, que anunciou que ocorreram oito mortes nesse episódio.

O chefe do Executivo municipal, contudo, negou que a cidade esteja totalmente ocupada pelos russos e informou que ainda estão acontecendo combates em uma parte que foi tomada.