Ministra da Agricultura vai ao Canadá para negociar fertilizantes

Com a Rússia em guerra, Tereza Cristina busca parcerias com outros países para a compra de fertilizantes

Ministra Tereza Cristina | Foto: Marcos Correa/Presidência da República

Sob o risco da falta de fertilizantes, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, vai a Ottawa, capital do Canadá, para participar de reuniões com exportadores dos produtos. A autorização para a viagem, que tem previsão de durar quatro dias, entre 12 e 15 de março, está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (8).

O Canadá é o maior exportador de potássio do mundo, e a ida da ministra ao país mostra que o Brasil tenta abrir novos mercados para não continuar nas mãos da Rússia. “Se houver um fechamento mais radical nesses dois países [Rússia e Belarus], nós poderemos ter preços mais altos. O preço já subiu no Brasil, subiu no mundo”, afirmou a ministra ao comentar o assunto na semana passada.

A Rússia é um dos maiores produtores de fertilizantes. É o segundo maior exportador mundial de nitrogenados e o terceiro maior exportador global de fosfatados e potássicos, contribuindo com 16% dos adubos exportados no planeta. Os russos são os principais fornecedores de adubo ao Brasil, com cerca de 20% do volume internalizado anualmente.