Tropas russas matam prefeito e assessores de cidade próxima à capital da Ucrânia

Yuriy Prylypko foi morto a tiros enquanto distribuía pão e remédios a moradores de Gostomel, disse conselho rural local

Yuriy Prylypko morreu ajudando a população. Foto: Ukrinfoirm/Reprodução

A agência ucraniana Ukrinform divulgou nesta segunda-feira (7) que o prefeito de Gostomel, Yuriy Prylypko, foi assassinado pelas tropas russas. Também morreram no ataque dois de seus assessores.

O Conselho Rural de Gostomel, cidade a noroeste da capital, Kiev, confirmou a informação. “O chefe da comunidade de Gostomel, Yuriy Ilyich Prylypko, foi morto enquanto distribuía pão aos famintos e remédios aos doentes, confortando pessoas atormentadas e desesperadas. Para isso, os ocupantes o mataram a tiros, junto com seus companheiros de armas Ruslan Karpenko e Ivan Zoria”, disse o comunicado.

A agência informa que Prylypko não se escondeu. “Ele poderia ter suportado os ataques em um porão, e ninguém o culparia por isso.” “Mas as pessoas esperavam por ele, viam nele esperança, acreditavam nele. Então ele fez sua escolha. Morreu pela comunidade, morreu por Gostomel, morreu como herói. Memória eterna e nossa gratidão”, escreveu o conselho.

No domingo (6), o presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, concedeu o título de “Cidade Heroína” a seis regiões e vilas ucranianas, incluindo Gostomel, que estariam se defendendo bravamente dos invasores russos.