Rússia afirma que países vizinhos não devem receber caças da Ucrânia

O porta-voz do Ministério da Defesa da Rússia, Igor Konashenkov, afirmou que uma ação desse tipo poderia ser considerada como um envolvimento dos países no conflito armado

Foto: Reprodução / Twitter / Kremlim

Rússia advertiu neste domingo os países vizinhos da Ucrânia sobre o risco que representa receber aviões de combate ucranianos utilizados na guerra entre os dois Estados. “Praticamente, toda a aviação do regime de Kiev apta para o combate foi destruída. Mas sabemos por uma fonte segura que algumas aeronaves ucranianas voaram para a Romênia e outros países vizinhos”, disse o porta-voz do Ministério da Defesa da Rússia, Igor Konashenkov.

“O uso da rede de aeródromos destes países como base para aviões militares ucranianos e seu uso posterior contra as Forças Armadas russas poderia ser considerado como um envolvimento destes países no conflito armado”, acrescentou.

“Isto é pura retórica para desviar a atenção do que está acontecendo realmente no terreno: civis mortos, normas de um conflito armado que estão sendo burladas”, respondeu o primeiro-ministro da Romênia, Nicolae Ciuca, em entrevista para a televisão.

O governo russo “pode tentar nos intimidar […], não temos nenhuma razão para nos sentirmos ameaçados”, acrescentou. Ciuca mencionou um incidente reportado pelo Exército romeno em 24 de fevereiro, o primeiro dia da ofensiva russa, quando um avião de combate ucraniano foi interceptado no espaço aéreo romeno e obrigado a aterrissar no país. O piloto explicou que teve problemas técnicos a bordo, segundo Bucareste.

“O avião voltou a decolar [em 1º de março] não armado da Romênia, justamente para evitar qualquer acusação possível” por parte de Moscou, ressaltou o primeiro-ministro, ao detalhar que as autoridades romenas tornaram público o incidente “com total transparência”.

A Ucrânia, que é alvo de uma invasão do Exército russo desde 24 de fevereiro, apela aos países ocidentais para que estabeleçam uma zona de exclusão aérea sobre o seu território, algo que a Otan rechaçou, alegando que representaria forte risco de confrontação direta com Moscou. Neste sábado, o presidente russo, Vladimir Putin, advertiu que a Rússia consideraria como um adversário militar qualquer país que tentasse impor uma zona de exclusão aérea na Ucrânia.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile