Rússia ameaça retaliação se Suécia e Finlândia entrarem na Otan

Porta-voz da Chancelaria Russa disse que a adesão desses países teria sérias repercussões militares e políticas

R7

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, ameaçou a Finlândia e a Suécia com repercussão militar se aderirem à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Após sinalização da primeira-ministra da Finlândia, Sanna Marin, de que o país poderá aderir à aliança militar ocidental, a porta-voz da Chancelaria Russa criticou a decisão. “Consideramos o compromisso do governo finlandês com uma política militar de não alinhamento como um fator importante para garantir a segurança e a estabilidade no norte da Europa. A adesão da Finlândia à Otan teria sérias repercussões militares e políticas”, disse em post em rede social.

“Finlândia e Suécia não devem basear sua segurança em danos à segurança de outros países. Sua adesão à Otan pode ter consequências prejudiciais. [Podem] enfrentar consequências militares e políticas”, acrescentou a porta-voz.

A ameaça do governo russo sobre a possível entrada da Finlândia e Suécia na Otan acontece após o secretário-geral da aliança, Jens Stoltenberg, convidar esses dois países para participarem de uma cúpula virtual sobre a situação dentro e ao redor da Ucrânia. O ingresso da Ucrânia no grupo militar internacional seria um dos motivos para o conflito com Rússia.