A Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) planeja realizar um seminário para debater os efeitos da estiagem no Rio Grande do Sul. A medida foi um dos temas abordados durante Assembleia Geral da entidade realizada nesta quinta-feira.
Entre as iniciativas, será discutido alternativas e intervenções que possam ser feitas nas bacias do Sinos, Gravataí e Guaíba para minimizar os impactos da falta de chuvas na região. Atualmente, conforme a Defesa Civil-RS, 419 municípios gaúchos já decretaram situação de emergência em função da estiagem.
Além desse assunto, outros temas também foram discutidos no encontro desta quinta. Entre eles, a instalação de uma praça de pedágio na RS-118, prevista no Plano de Concessão do governo do Estado; o programa Assistir, que prevê novas regras para repasses na área da saúde; e o South Summit 2022 – evento de inovação que ocorre em maio na Capital.
Os prefeitos também debateram sobre a mobilidade urbana. Na ocasião, os gestores municipais avaliaram a aprovação no Senado do PL 4.392/2021, que prevê a destinação de R$ 5 bilhões para subsidiar a gratuidade de maiores de 65 anos no transporte coletivo. O presidente da Granpal, Sebastião Melo (MDB) esteve em Brasília nos dias que antecederam a votação e foi um dos principais interlocutores dos prefeitos de Capitais durante as negociações.