Atividade econômica do RS cresceu 7,4% em 2021, aponta relatório do Banco Central

Foto: Enildo Amaral / Banco Central / R7

A atividade econômica em cada região do País no quarto trimestre de 2021, em comparação com o terceiro trimestre do ano passado, apresentou uma evolução. Os dados constam do Boletim Regional do Banco Central divulgado nesta terça-feira, 22, pelo Banco Central, destacando cada região brasileira No Rio Grande do Sul houve uma expansão de 1,8% no último trimestre e alta de 7,4% no acumulado do ano.

De acordo com o BC, no último trimestre de 2021, as atividades na Região Sul registraram resultados mistos, destacando o avanço da produção industrial e da agricultura, com a apropriação da colheita de trigo, com um crescimento de 0,3%. Por outro lado, comércio e serviços, sobretudo prestados às empresas, contribuíram para o arrefecimento na margem. No ano, o IBCR-S expandiu 6,0%.

Especificamente no Rio Grande do Sul, houve uma expansão de 1,8%, comparativamente ao anterior, quando recuara 1,9%, principalmente pela colheita recorde de grãos. O resultado representa a elevação da produção fabril e da prestação de alguns serviços, além de recuperação em segmentos do comércio. No ano, o IBCR-RS subiu 7,4%.

DESEMPENHO DOS SEGMENTOS

No último trimestre, o varejo ampliado gaúcho decresceu 1,6%, observando a desaceleração nem tão expressiva de quatro segmentos, entre os quais hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo; e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, que mitigaram a queda nas vendas dos demais. Em 2021, contudo, a trajetória favorável das vendas de automóveis e motocicletas e de material de construção contribuiu para aumento de 4,0% nas vendas do comércio ampliado.

Já a área de serviços recuou no último trimestre, em especial em transportes e nos prestados às famílias atenuaram a queda do setor nessa métrica. Em 2021, houve expansão de 12,1% (-12,6% em 2020), com crescimento em todas as atividades, especialmente transportes e, sobretudo, os serviços às famílias, que se recuperaram do nível deprimido atingido em 2020. A atividade de turismo, favorecida pelo avanço da vacinação e ampliação na mobilidade, assinalou elevação significativa.

A produção industrial gaúcha no último trimestre refletiu expansão em nove segmentos, destacando fabricação de veículos, reboques e carrocerias, máquinas e equipamentos, outros produtos químicos e produtos do fumo, que somaram maior contribuição para o resultado do que os recuos nos cinco restantes, especialmente metalurgia e produtos de metal. Em 2021, a indústria estadual cresceu 8,8%, com reflexos positivos sobre o emprego, e variações superiores a dois dígitos em seis atividades, principalmente máquinas e equipamentos, metalurgia, produtos de metal e calçados.

“O Rio Grande do Sul (RS) apresentou substancial recuperação em sua corrente de comércio em 2021, em relação a 2020. A ampliação das exportações decorreu tanto da alta dos preços (25%) como da quantidade (19%), destacando-se a soja, principal produto exportado, com aumentos aproximados de 43% na cotação e 48% em volume. As importações subiram tanto em preços (23%) quanto quantidades (24%), sobressaindo o aumento nas aquisições de fertilizantes, condizente com a estrutura produtiva gaúcha”, comenta em nota o Banco Central prevendo que as perspectivas para a atividade econômica no estado devem ser impactadas pelos efeitos das adversidades climáticas sobre a agricultura, com espraiamento sobre os demais setores.