Semana na economia tem prévia da inflação e dados sobre emprego e desemprego

Crédito: Getty Images/Blend Images

Na semana que antecede o Carnaval, os dados da inflação no Brasil e nos Estados Unidos marcam as pautas econômicas nesta semana. O Relatório Focus, que será divulgado nas primeiras horas desta segunda-feira, 21, já dará um sinal de como o mercado financeiro está vendo os próximos meses.

Na quarta-feira sai o IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), uma prévia da inflação oficial, com a expectativa para confirmar se o indicador fechado do mês se mantém nos dois dígitos, como mostra o acumulado dos 12 meses se mantém acima dos 10%.

Na sexta-feira (25), já olhando para os dias de descanso sem Carnaval, será divulgado o PCE (Índice de Preços para Despesas com Consumo Pessoal) de janeiro nos Estados Unidos, um reflexo do cenário inflacionário nas terras do norte-americana.

Outros indicadores importantes nesta semana para serem divulgados são o resultado primário do governo central (que inclui o próprio Tesouro, a Previdência Social e o Banco Central) de janeiro e a Pnad de dezembro, que compila números sobre a taxa de desemprego do país.

Em novembro, a pesquisa do IBGE indicou que o desemprego tinha recuado para 11,6%, atingindo mais de 12 milhões de e pessoas. Já na sexta, 25 de fevereiro, o Banco Central publica os dados do resultado primário do setor público consolidado (que considera o governo central, os Estados, municípios e estatais).