Racionamento vai ser ampliado em Bagé a partir de terça

Choveu apenas 29 milímetros em fevereiro na cidade

Foto: Maria Eduarda Lemos / Especial

O racionamento de água em Bagé, na região da Campanha, vai ser ampliado para 12 horas consecutivas a partir da madrugada da próxima terça-feira. Desde 24 de janeiro, a medida, válida para toda a cidade, é o racionamento preventivo, que fica em vigor das 23h às 5h. Pela nova determinação, a cidade vai ser dividida em dois setores e cada um fica, por 12 horas, sem água.

O setor 1 vai ser abastecido das 3h às 15h, e o setor 2 das 15h às 3h, assim como já realizado em anos anteriores. A medida decorre da escassez de chuva na região.

Em Bagé, conforme dados da Estação de Tratamento de Água (ETA), choveu apenas 29 milímetros em fevereiro. O objetivo é evitar o colapso no abastecimento.

Nesta sexta-feira, as barragens que abastecem a cidade atingiam níveis preocupantes. A Sanga Rasa, a 4,30 metros abaixo do normal, a Piraí a 3,40 metros aquém da normalidade e a Emergencial a 0,30 abaixo do nível considerado ideal.

O setor 1, que vai ficar abastecido entre 3h e 15h, abrange os bairros Centro, Madezatti, São Martins, Vila Brum, Arvorezinha, Vila Damé, Camilo Gomes, Parque Vila Martins, Hidráulica, Popular, Narciso Suñe, Tarumã, Tupã, Stand, Vila Militar, Vila Brasil, Alcides Almeida, Mingote Paiva, Santa Cecília, Menino Deus, Floresta, Santa Carmem, Ibajé, Vila Gaúcha, Mascarenhas e arredores.

Os outros bairros serão abastecidos no período inverso, das 15h às 3h.