La Niña propicia cenário de inverno no Sul do país em pleno verão

No Rio Grande do Sul, o amanhecer de terça-feira marcou 4,8 ºC, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)

Temperaturas abaixo de 10ºC e geada em pleno verão marcaram o início da manhã desta terça-feira nos estados do Sul do Brasil. Nos próximos dias, no entanto, o cenário de inverno fora de época deve dar lugar ao calor.

No Rio Grande do Sul, o amanhecer de terça-feira marcou 4,8 ºC, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Epagri/Ciram e rede de estações particulares, sendo a menor temperatura registrada.

Já em Santa Catarina, a geada, tradicional no inverno do planalto sul catarinense, se registrou nos trechos de maior altitude da Serra. A temperatura chegou a 3,6°C em São Joaquim, 3,2°C em Urupema e 1,6°C em Vargem Bonita, município que fica a 880 metros de altitude.

Apesar de inusitada, a situação não é inédita e está ligada a um fenômeno meteorológico. “Este ano temos um fator importante que é o La Niña, fenômeno que provoca o resfriamento do Oceano Pacífico equatorial”, explica a meteorologista da Metsul, Estael Sias.

Ela ressalta que também é necessário que se leve em consideração que as temperaturas mais baixas foram registradas em pontos acima dos 800 metros de altitude. “Áreas de altitude têm o ar muito seco e costumam ter um resfriamento noturno mais rápido que áreas à nível do mar”, enfatiza.

Embora acredite que as temperaturas ao amanhecer possam novamente apresentar temperaturas abaixo dos 10ºC em cidades como São Joaquim e Urupema, Estael alerta para a volta do calor.

“Frio tardio é de curta duração. A tendência agora é de calor. Já nesta quarta-feira e, principalmente, na quinta e sexta-feira, há previsão de máxima de 38ºC no Oeste gaúcho, com aquecimento também em SC e PR”, finaliza.

Temperaturas mínimas de terça-feira (RS)
4,8°C – São José dos Ausentes
6,2°C – Vacaria
6,7°C – Capão Bonito do Sul
6,7°C – São José do Ouro
7,0°C – Bom Jesus
7,7°C – Getúlio Vargas
7,8°C – Soledade
8,2°C – Cambará do Sul
9,6°C – Lagoa Vermelha
9,9°C – Espumoso

Temperaturas mínimas de terça-feira (SC)
1,6°C – Vargem Bonita
3,2°C – Urupema
3,4°C – Água Doce
3,6°C – São Joaquim
3,6°C – Painel
3,6°C – Urubici
4,7°C – Fraiburgo