Pesquisa da CNI revela alta no emprego e faturamento da indústria nacional

Indústria. Foto: Agência Brasil/Arquivo

A indústria brasileira encerrou o ano de 2021 com alta no número de empregos e no faturamento. Os dados são da pesquisa Indicadores Industriais, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada nesta sexta-feira (04).

No entanto, essa alta é positiva pois é comparada ao ano anterior (2020), que apresentou um desempenho excessivamente fraco. No segundo semestre do ano passado, houve desaceleração do emprego, tendência de queda do faturamento e da utilização da capacidade instalada.

Isso ocorreu em função da persistência da crise de covid-19 e o descompasso nas cadeias de suprimentos, que ainda contribuem para uma recuperação lenta e altos custos na indústria de transformação. As horas trabalhadas na produção cresceram 3,3% em dezembro, encerrando o ano com avanço no acumulado de 9,4% em relação a 2020.

O volume de horas trabalhadas caiu ao longo do primeiro semestre, mas voltou a registrar altas nos últimos três meses do ano, fazendo com que a comparação entre dezembro de 2021 e o mesmo mês de 2020 indique alta de 1,4%.

O emprego industrial ficou estável em dezembro. Entre janeiro e junho, o índice de emprego avançou 3,2%, enquanto entre julho e dezembro, o avanço foi de apenas 0,5%. Na comparação de dezembro de 2021 com o mesmo mês de 2020, o crescimento foi de 3,6%.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile