Ministério da Saúde habilitará nove leitos definitivos de UTI para Garibaldi

Expansão dos atendimentos de média e alta complexidade no município ocorre a partir de 1º de março

Foto: Hospital Beneficente São Pedro / Divulgação / CP

O Ministério da Saúde, por meio da Portaria nº 220, irá habilitar definitivamente, a partir de 1º de março, nove leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Garibaldi. A partir da data, os cidadãos poderão receber atendimento de média e alta complexidade em diversas especialidades, Covid-19 e acidentes no Hospital Beneficente São Pedro.

“A administração municipal trabalhou incansavelmente desde o início de 2021 para que essa necessidade da comunidade fosse atendida. A habilitação qualifica nossos serviços, principalmente na urgência e emergência. Não precisaremos mais deslocar nosso paciente para outro local, sem contar que a família poderá acompanhar o tratamento de perto”, enfatiza a secretária de Saúde, Clarisse Lagunaz.

Serão seis leitos de UTI pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e mais três privativos e destinados a convênios. “O Hospital e, principalmente, o paciente sofriam muito com problemas de transferência para outros municípios. A partir de março, poderemos tratar esse paciente na nossa instituição, com mais agilidade, qualidade e segurança”, destaca o diretor do Hospital Beneficente São Pedro, Jaime Kurmann.

Dos recursos financeiros para a habilitação dos leitos de UTI, serão repassados R$ 1.182.600,00 anualmente pelo Ministério da Saúde com contrapartida do município de Garibaldi.