Setor de serviços no Brasil tem em janeiro o pior desempenho em oito meses

Crédito: Shutterstock

O setor de serviços no Brasil registrou em janeiro uma expansão mais fraca da atividade por conta do aumento da contaminação com a variante Ômicron. É o pior resultado em oito meses do segmento segundo a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) divulgada nesta quinta-feira, 3.

O PMI de serviços brasileiro recuou a 52,8, contra 53,6 em dezembro. Mesmo em queda, o índice seguiu pelo oitavo mês acima da marca de 50, que separa crescimento de contração, de acordo com a IHS Markit.

Os preços de insumos aumentaram em janeiro, com as empresas destacando custos mais elevados de energia, alimentos, combustíveis, remédios, metais, transporte e trabalhistas. Esses aumentos foram associados a escassez de oferta, crise do transporte e depreciação cambial, e os custos adicionais foram repassados aos clientes.

O aumento das vendas e projeções de crescimento mantiveram em alta as contratações em serviços, mas no ritmo mais fraco nos oito meses de expansão, compensados por demissões e dificuldades em encontrar mão de obra adequada.