RS nega ter pedido suspensão de envio de vacinas da Janssen ao Ministério da Saúde

Órgão federal alegou que estados alegaram não ter condições adequadas de armazenamento de imunizantes com a fórmula

Foto: Cristine Rochol/PMPA

A Secretaria Estadual da Saúde (SES-RS) informou, nesta quarta-feira, que o Rio Grande do Sul nunca realizou qualquer solicitação ao Ministério da Saúde pedindo suspensão ou cancelamento no envio de imunizantes contra o coronavírus. Na última segunda-feira, o órgão federal confirmou ao portal R7 ter quase 32 milhões de doses paradas em estoque, em decorrência de um pedido dos estados, sob a alegação de estarem com a “rede de frio local saturada”.

Ainda na segunda-feira, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) também negou a informação. A entidade disse ao R7 que desconhece “qualquer solicitação dos estados pela distribuição de determinado fabricante em detrimento a outro”.

Conforme a SES, há previsão de que o Rio Grande do Sul receba mais 303 mil doses do imunizante nesta quinta-feira. A rotina do envio das doses também é classificada como “normal” pela Pasta.

Sobre a Janssen

Por não possuírem registro definitivo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as vacinas da Janssen só podem ser usadas no Brasil durante a pandemia. O imunizante de dose única não é autorizado para aplicação em crianças e adolescentes, faixa etária com a menor cobertura vacinal até o momento.

Congeladas em temperatura entre -25°C e -15°C, as vacinas da Janssen possuem prazo de validade de 24 meses, a partir da data de fabricação. Quando descongeladas, devem permanecer entre 2°C e 8°C por até seis meses. Após a abertura e a retirada da primeira dose, o frasco pode ser conservado por até seis horas.

Mais vacinas

Nesta quarta, o Estado recebeu mais 490 mil doses de imunizantes contra o coronavírus. Pela madrugada, chegaram 89 mil doses da Pfizer. Já no final da manhã e no início da tarde, desembarcaram no Aeroporto Internacional Salgado Filho mais 303.205 doses da AstraZeneca e outras 100.960 da Coronavac.

As datas de distribuição dos imunizantes aos municípios devem ser definidas até o fim da semana.