Após falha em câmaras frias, Vigilância garante qualidade de vacinas em Porto Alegre

Mau funcionamento ocorreu por conta das altas temperaturas do fim de semana

Foto: Alina Souza/Correio do Povo

O superaquecimento devido às altas temperaturas no último fim de semana em Porto Alegre provocou mau funcionamento de duas câmaras frias, usadas para acondicionar vacinas, no Centro de Saúde Modelo, e o consequente risco de inutilização dos imunizantes. Com a impossibilidade de manter a temperatura de pelo menos 2,5 mil doses do calendário de rotina, a unidade suspendeu a aplicação dessas doses durante a semana. Conforme a Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) da capital, o impasse não chegou a afetar a aplicação das vacinas contra a Covid-19, que não ocorre no prédio do Centro Modelo, mas no Shopping João Pessoa, nas imediações.

Segundo o órgão, o defeito das câmaras tinha potencial para comprometer a qualidade das vacinas, forçando o consequente descarte. Por isso, em um procedimento descrito como padrão, os imunizantes foram recolhidos pelo Núcleo de Imunização Zona Sul e encaminhados para a análise técnica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) – ligado à Secretaria Estadual da Saúde (SES) -, que liberou a aplicação das doses. A DVS ainda tranquilizou a população, negando ter sido “constatada perda de qualidade”.

Ainda de acordo com a DVS, uma terceira câmara de conservação, onde havia vacinas contra Covid-19 e influenza, seguiu funcionando, mas começou a apresentar sinais de falha durante a visita dos agentes no fim de semana. Os imunizantes contra a Covid foram, então, transferidos para o Núcleo de Imunização, por precaução. Já as vacinas de influenza foram armazenadas em uma das câmaras que já havia sido consertada.

O posto de vacinação instalado no shopping, próximo ao Modelo, vem sendo abastecido diariamente, desde a última segunda-feira, com as doses trazidas da zona Sul. O local mantinha grande procura, na manhã desta sexta-feira.

As duas câmaras danificadas passaram por manutenção e foram liberadas, pela empresa responsável, para uso. Com isso, o Modelo retomou hoje a aplicação de vacinas de rotina, na própria unidade de saúde.

A situação gerou denúncia do vereador Jonas Reis (PT), que externou o caso por meio de redes sociais, nesta sexta. “Entreguei uma juntada de provas à Polícia Civil. Recebi informações que a câmara onde estavam as vacinas da Covid-19 chegou aos 30°C. As doses deveriam ter sido encaminhadas ao CEVS”, afirmou. O imunizante deve ser acondicionado entre 2ºC e 8°C.

A Diretoria de Vigilância em Saúde reitera, contudo, que as doses não ficaram sujeitas a variação de temperatura por tempo suficiente para apresentarem algum risco de inutilização.