Produção industrial gaúcha apresenta queda em dezembro

Indústria. Foto: Agência Brasil/Arquivo

A Sondagem Industrial RS, divulgada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) mostrou que a produção industrial gaúcha caiu de novembro para dezembro de 2021, registrando 42,7 pontos no último mês do ano. A retração, considerada normal para o período, foi a segunda no ano e a terceira em 19 meses, interrompendo sete meses seguidos de alta, mas foi menos intensa que a esperada (média histórica do mês de 39,5 pontos).

O emprego, mais uma vez, contrariou a sazonalidade negativa e cresceu pelo 18º mês consecutivo, mas no menor ritmo desse período. O índice registrou 50,7 pontos em dezembro. Já a utilização da capacidade instalada (UCI) também caiu (70,0% contra 75,0% em novembro), mas ficou 2,1 pontos percentuais acima da média histórica de dezembro.

Os índices da Sondagem variam de zero a 100 pontos, e acima de 50, denotam crescimento ante o mês anterior.  A utilização da capacidade instalada (UCI) em relação à usual fechou dezembro em 46,3 pontos, abaixo do nível frequente.

Expectativas

Os empresários industriais gaúchos iniciaram o ano mais otimistas, projetando crescimento nos próximos seis meses. Os índices de demanda e de exportações foram, respectivamente, de 56,1 e 57,4 pontos em janeiro. Nesse cenário, as empresas planejam aumentar o número de empregados, índice de 54,5 pontos e as compras de matérias-primas, índice de 56,2 pontos.

E o índice de intenção de investimento, apesar de ter caído 1,5 ponto em relação a dezembro, os 58,4 pontos de janeiro ainda estão 7,9 pontos acima da média histórica, sinalizando que a intenção de investir segue elevada.  No primeiro mês do ano, 63,7% das empresas demonstravam disposição para realizar investimentos nos seis meses seguintes.