Porto Alegre: extinção gradual da função de cobrador nos ônibus é formalizada em decreto

Medida integra um pacote que visa a recuperação do sistema de transporte público

Foto: Mauro Schaefer/Correio do Povo

A prefeitura de Porto Alegre publicou em edição extra do Diário Oficial, nessa quinta-feira (27), o decreto que institui o programa de extinção gradativa da função de cobrador nos ônibus da cidade. A medida foi aprovada pela Câmara de Vereadores no ano passado, e integra um pacote que visa a recuperação do sistema de transporte público.

Com isso, passa a ser autorizada pelo Poder Público a circulação de coletivos sem a presença de um profissional do tipo. Neste caso, o responsável pelo controle do embarque e cobrança de tarifa passa a ser o motorista. Caberá às empresas a implementação de mecanismos para otimizar os processos.

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), autarquia responsável por regulamentar o setor, vai analisar o plano de cada uma das companhias antes que os cobradores passem a ser substituídos. A novidade deve chegar primeiro nas linhas menos movimentadas e com menor índice de pagamento em dinheiro.

Segundo a prefeitura, a ideia é que nenhum ônibus da cidade conte com o profissional responsável pelo monitoramento da catraca a partir do dia 1º de janeiro de 2026. Com a novidade, a expectativa é de que a tarifa seja reduzida em até R$ 0,25 – uma realidade que pode demorar a ser percebida no bolso da população.

Confira a íntegra do decreto