Pesquisa aponta que 83% dos brasileiros fizeram cortes no seu orçamento em 2021

Foto: Marcello Casal / Agência Brasil

Mais de oito em cada 10 brasileiros tiveram que fazer cortes ou ajustes no orçamento em 2021. É o que aponta uma pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPB Brasil em parceria com a Offer Wise Pesquisas. O levantamento mostra 83% dos brasileiros fizeram esses cortes ou ajustes, e 40% das pessoas precisaram buscar uma renda extra.

Entre as pessoas que tiveram que alterar o orçamento, 59% redirecionaram dinheiro para pagar contas do dia a dia, 35% para pagar contas em atraso e 25% para economizar e guardar dinheiro.

A pesquisa aponta também que 55% reduziram refeições fora de casa ou pedidos de delivery, 48% cortaram itens supérfluos de mercado e 44% deixaram de comprar vestuários, calçados e acessórios.

Além dos cortes cotidianos, o levantamento mostrou que 92% dos brasileiros deixaram de realizar algum projeto que tinham para 2021. Para 29%, o que ficou para trás foi a vontade de juntar dinheiro. Outros 25% deixaram de comprar ou reformar a casa, 25% não fizeram uma viagem, 20% não conseguiram pagar dívidas em atraso e 18% adiaram os planos e comprar um carro ou uma moto.

As dificuldades financeiras do segundo ano de pandemia também levaram 40% dos entrevistados a procurar algum tipo de renda extra para poder manter ou aumentar o padrão de vida. Com o mesmo objetivo, outros 29% das pessoas usaram o cartão de crédito e em 17% dos casos, mais pessoas da família tiveram que começar a trabalhar. Entre os que disseram que precisaram fazer “bicos” para aumentar a renda, 19% afirmam estão trabalhando como diarista ou lavando roupa, 19% realizam serviços gerais de manutenção e 17% revendem produtos.