Feriado de Navegantes não vai ter procissão em Porto Alegre

Neste ano, evento ganha formato híbrido, o que é inédito

Foto: Guilherme Testa/CP

O feriado de 2 de fevereiro não vai contar com a tradicional procissão de Nossa Senhora dos Navegantes. Em 2022, o evento ganha formato híbrido, o que é inédito. Diferente de outros anos, em que a comemoração ocorria apenas no dia 2, as atividades acontecem por mais de um dia. As festividades começaram em 23 de janeiro, devendo se encerrar no dia da padroeira de Porto Alegre.

Promovido pelo Santuário Navegantes e pela Produtora Cultura em Cena, o tradicional evento recebe apoio institucional da prefeitura. Pela primeira vez, o trajeto incluiu o deslocamento da imagem até os moradores da Ilha da Pintada.

O provedor da irmandade Nossa Senhora dos Navegantes, Gustavo Brum, explica que essa mudança se deve ao avanço da Covid-19, que teve aumento de número de casos devido à variante ômicron, considerada até agora a mais transmissível.

Por isso, para proteger à população, em lugar da tradicional procissão, neste ano as comemorações de encerramento, no dia 2, serão feitas no Santuário, que fica no bairro Navegantes.

“A cerimônia começa às 9h, no Santuário. Depois, vamos para o Largo Navegantes, uma praça que fica em frente ao Santuário, e às 19h30min ocorre a entronização, um rito de volta para o Santuário”, comentou.

Em 2021, houve uma carreata no dia 2, respeitando os protocolos, mas a última celebração no modelo presencial ocorreu em 2020. “Tinha mais de 100 mil pessoas na procissão”, lembra.

Para o secretário municipal da Cultura Gunter Axt, a ida inédita às ilhas é um gesto marcante da celebração ligada aos pescadores e à comunidade ribeirinha. “Estamos recuperando e resgatando algo fundamental da identidade desta cidade, valorizando as periferias, trazendo um olhar para este espaço, tão lindo, que são as ilhas em torno de Porto Alegre”, enfatizou Axt.

No primeiro dia de programação, houve um cortejo do Santuário Navegantes ao Cais Mauá, que saiu do barco Cisne Branco até a Ilha da Pintada. O prefeito Sebastião Melo acompanhou o trajeto de 20 minutos pelo Guaíba. “Infelizmente, ainda não podemos fazer a tradicional procissão por terra”, disse o prefeito.

As atividades de encerramento do dia 2 poderão ser acompanhadas pelo Facebook Santuário Navegantes, a partir das 9h.