Confiança de Serviços cai ao menor nível desde maio de 2021, diz FGV

Crédito: Shutterstock

O Índice de Confiança de Serviços (ICS), caiu 4,3 pontos em janeiro, para 91,2 pontos, menor nível deste maio de 2021 (88,1 pontos). Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, 28, pela Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre) e, em médias móveis trimestrais, o índice também recuou, desta vez, 2,6 pontos.

A queda do ICS no primeiro mês do ano foi resultado da piora na avaliação das empresas sobre a situação atual e das perspectivas para os próximos meses. O Índice de Situação Atual (ISA-S) caiu 3,1 pontos, para 89,4 pontos, menor nível desde junho de 2021 (88,7 pontos). O Índice de Expectativas (IE-S) recuou 5,5 pontos, para 93,2 pontos, menor nível menor nível desde maio de 2021 (92,4 pontos).

O resultado negativo em janeiro foi disseminado entre seis dos sete principais segmentos do setor, com destaque para os serviços prestados às famílias. No final de 2021, o segmento contribuiu positivamente para a recuperação do setor, atingindo nível de confiança acima do resultado agregado.

Contudo, a queda nos serviços prestados às famílias se mostra mais intensa nesse mês com o surto de Ômicron e Influenza, fazendo com que a confiança retorne a patamar inferior aos demais segmentos.