Bancos estarão fechados durante o feriado

Contas podem ser pagas no dia útil seguinte sem acréscimo

Foto: Guilherme Almeida / CP Memória

Os bancos não funcionarão no feriado do dia 2 de fevereiro. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) esclarece que as instituições não abrem em feriados oficiais, sejam eles municipais, estaduais ou nacionais, exceto pontos facultativos ou outros casos de impossibilidade de acesso às agências físicas de atendimento. Já nas datas originais dos feriados municipais e estaduais que tenham sido antecipados, há atendimento bancário normal.

As contas que vencem nesses dias podem ser pagas no dia útil seguinte, sem nenhum acréscimo. Outra opção é o acesso a canais alternativos, como os meios eletrônicos, salienta o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria.

O presidente do Sindicato dos Agentes Lotéricos, Correspondentes Bancários, Comissários e Consignatários do RS (Sincoergs), Marco Antônio Kalikowski, disse que as lotéricas ficarão fechadas nas cidades que fazem feriado e abertas nas que não aderiram à data.

O presidente do Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do RS (Sindigêneros-RS), João Francisco Micelli, esclareceu que todos os supermercados que possuem acordos coletivos de trabalho com o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre poderão funcionar normalmente no feriado do dia 2 em Porto Alegre, respeitadas as regras previstas no instrumento coletivo firmado pela empresa e sindicato laboral.

No feriado municipal de Nossa Senhora dos Navegantes, o Sindilojas Porto Alegre orienta que os lojistas observem as regras estabelecidas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. Estabelecimentos que tiverem firmado acordo coletivo de trabalho em feriados poderão abrir com empregados, normalmente.

Quanto aos horários de abertura e fechamento, o comércio de rua é autônomo para decidir. É comum que esses estabelecimentos optem por funcionar entre 9h e 19h. Já as lojas localizadas em shoppings, galerias e centros comerciais devem seguir as regras de cada complexo.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile