Anvisa discute hoje autotestes de Covid-19 em reunião extraordinária

Agência busca aprofundar as discussões para embasar uma resolução de forma a conduzir a estratégia de testagem

Fachada do edifício sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) vai realizar, nesta sexta-feira (28), a partir das 10h, uma reunião extraordinária da diretoria colegiada da agência. Entre os assuntos na pauta, os autotestes de Covid-19. Sem uma política pública para nortear a inclusão dos exames no Brasil,  a agência busca aprofundar as discussões para embasar uma resolução de forma a conduzir a estratégia de testagem.

Na última quarta-feira (19), a diretoria colegiada se reuniu para decidir sobre a permissão da autotestagem, mas adiou a deliberação por entender que a nota técnica encaminhada pelo Ministério da Saúde solicitando a autorização não formalizava uma política pública. Ainda que a pasta não apresente essa demanda, a Anvisa pretende realizar o processo de aprovação por meio da elaboração de uma proposta regulatória própria. Para isso, é preciso alinhar as informações junto ao ministério.

A primeira reunião foi conduzida pelo diretor Romison Mota, responsável por sugerir que a votação fosse suspensa, colocando como alternativa as diligências junto ao Ministério da Saúde. Representando o governo federal, estavam o secretário-executivo da pasta, Rodrigo Cruz, e a secretária extraordinária de enfrentamento da Covid-19, Rosana Leite.

O Ministério da Saúde defende a autotestagem como estratégia complementar para ampliar o diagnóstico da Covid-19 no Brasil. A medida pretende auxiliar nas políticas de controle, sobretudo neste novo momento de aumento de transmissão em razão da variante Ômicron. O que os representantes da pasta apresentam são propostas para garantir atendimento a usuários que cheguem com autotestes positivos às unidades de saúde, bem como a preparação dos profissionais e da rede para atendê-los e para notificar os casos.

Bolsonaro defende autotestes

O presidente Jair Bolsonaro usou as redes sociais, no dia 16, para defender a implementação dos autotestes no Brasil.

Segundo o presidente, o governo federal pretende possibilitar que os exames sejam disponibilizados em farmácias, drogarias e outros estabelecimentos de saúde para que os cidadãos interessados em comprar o produto tenham acesso a ele e consigam realizar o diagnóstico em casa. Atualmente, a detecção da Covid-19 precisa ser feita em ambiente controlado, como em unidades de saúde básicas, postos volantes, farmácias, clínicas, laboratórios e hospitais.