Sobe para 378 número de cidades gaúchas em emergência pela estiagem

Embora não tenham ocorrido forma generalizada, chuvas de quarta e desta quinta-feira podem sinalizar o “início do fim” da crise hídrica, avalia Emater

Foto: Guilherme Almeida/CP

Mais sete decretos recebidos pela Defesa Civil estadual elevaram para 378 o número de cidades gaúchas em situação de emergência em razão da estiagem. O volume equivale a 76% do total.

Os documentos mais recentes vieram de Carazinho, General Câmara, Ibirubá, Morro Redondo e Passo Fundo. Mais seis prefeituras enviaram relatórios preliminares de danos, o que pode fazer a lista crescer ainda mais.

Dos 378 decretos recebidos, 294 foram homologados pelo governo estadual e 230 reconhecidos pelo governo federal.

“Início do fim” da crise hídrica

A chuva que pôs fim à onda de calor amenizou a situação das lavouras de verão, mas ainda há incerteza sobre o futuro da safra gaúcha, que já reflete os danos da estiagem. Embora não tenham ocorrido de forma generalizada, as chuvas de quarta e desta quinta-feira podem sinalizar o “início do fim” da crise hídrica provocada pelo fenômeno La Niña, segundo avalia o diretor técnico da Emater/Ascar-RS, Alencar Rugeri.

Para o técnico, as perspectivas para a safra dependerão do volume e da regularidade das próximas precipitações, mesmo que não sejam diárias.