Embrapa lança livro sobre melhoramento genético do sorgo

O sorgo está entre as culturas mais plantadas em todo o mundo, em razão da sua versatilidade e da sua alta digestibilidade para alimentação animal e humana

A Embrapa Milho e Sorgo acaba de disponibilizar, com download gratuito, o livro “Melhoramento Genético de Sorgo”, obra que reúne informações de genética e melhoramento do cereal, buscando dar suporte ao crescimento da cultura no Brasil. O sorgo está entre as culturas mais plantadas em todo o mundo, em razão da sua versatilidade (grãos, forragem, biomassa, etanol, vassoura) e da sua alta digestibilidade para alimentação animal e humana.

Segundo Cícero Beserra de Menezes, editor técnico e pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo, são apresentados métodos de melhoramento, esquemas de desenvolvimentos de populações, linhagens e híbridos, além de exemplos de seleção e avaliação de genótipos para estresses bióticos, como pragas, doenças e fungos, e abióticos, como o déficit hídrico. A publicação possui 18 capítulos, reunidos em 547 páginas, com a contribuição de diversos pesquisadores e profissionais que são referência na cultura do sorgo no País.

A obra, segundo o editor, contribui para o treinamento de novos melhoristas e busca incentivar a criação de novas empresas de sementes, ensinando técnicas de seleção e desenvolvimento de cultivares tropicais de alto rendimento e tolerantes a estresses, como seca, alumínio, pragas e doenças. Dessa forma, aborda desde a origem, evolução e domesticação do cereal, passando pelos métodos de melhoramento e desenvolvimento de novas cultivares, até o uso do sorgo na alimentação humana e tecnologias de produção e regulamentação de sementes.

De acordo com Frederico Ozanan Machado Durães, chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo, conhecimentos técnicos sobre o cultivo e o manejo do sorgo são abundantes, e de fácil acesso a produtores, extensionistas e consultores. “Mas quando se considera a literatura na área de genética e melhoramento, essas informações são escassas. Diante desse cenário, informações de pesquisa se fazem necessárias para alavancar a cadeia produtiva do sorgo”, enumera.

O livro está disponível na base de dados da Embrapa e pode ser baixado gratuitamente por meio do link www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1138157/melhoramento-genetico-de-sorgo .