RS vai destinar todo o estoque de Coronavac para primeira dose infantil

Ação significa a disponibilidade imediata de 605 mil doses, atingindo 60% do público estimado para essa faixa etária

Foto: Patrícia Coelho/SMS/PMPA

A Secretaria da Saúde (SES) do Rio Grande do Sul vai destinar 100% das doses de Coronavac, hoje em estoque nos municípios, para imunizar crianças de seis a 11 anos o mais rápido possível.

A Comissão Intergestores Bipartite (CIB), com representantes das secretarias municipais e do governo estadual, tomou a decisão, no fim da tarde desta quarta, depois que o Ministério da Saúde garantiu, durante a assembleia do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), doses da vacina do Butantan em quantidade suficiente para garantir a segunda dose, 28 dias depois da primeira.

De acordo com a secretária da Saúde, Arita Bergmann, a ação significa a disponibilidade imediata de 605 mil doses, atingindo 60% do público estimado para essa faixa etária.

Já o presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS), Maicon Lemos, ressaltou ser “fundamental e estratégico” imunizar esse grupo em um momento de explosão de contágio, em razão da variante ômicron.

Conforme dados da SES, mais de 27 mil doses de vacinas contra a Covid-19 de uso pediátrico (Pfizer e Coronavac), foram aplicadas em municípios do Rio Grande do Sul até o momento.

Crianças de cinco anos e imunossuprimidas devem ser imunizadas obrigatoriamente com a dose da Pfizer, conforme o Ministério da Saúde.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile