Onda de calor termina e RS segue com risco de temporais nesta quinta

Temperatura à tarde fica quase 15ºC abaixo do que vinha se registrando

Foto: Mauro Schaefer/CP

A poderosa, longa e histórica onda de calor que assolou o Rio Grande do Sul vira estatística, a partir desta quinta-feira. O aguardado alívio, depois de 15 dias com marcas acima de 40ºC, chega com ingresso de ar mais frio. A nebulosidade predomina e chove na maioria das regiões. No Oeste e no Sul, porém, o tempo melhora e o sol aparece.

Pode haver chuva localmente forte e volumosa, do Centro para o Norte, incluindo a área metropolitana. Há risco de temporais isolados na Metade Norte. A temperatura à tarde fica quase 15ºC abaixo do que vinha se registrando. O vento vira para Sul e, embora com rajadas, sopra moderado.

As mínimas atingem 14ºC em São José dos Ausentes e 17ºC no Chuí. Já as máximas podem chegar a 29ºC em Pelotas e 30ºC em Uruguaiana. Em Porto Alegre, a temperatura varia entre 20ºC e 26ºC. No litoral Norte, oscila entre 19ºC e 27ºC.

Nesta quarta, um aguaceiro atingiu Porto Alegre no fim da tarde, causando inundações. Os maiores volumes de chuva se deram no eixo das avenidas Ipiranga e Bento Goncalves com acumulados muito altos em bairros como Cidade Baixa, Menino Deus, Medianeira, Azenha, Santo Antônio, Partenon e Jardim Botânico.

O acumulado de chuva apenas em uma hora, entre 17h e 18h, na estação do Instituto Nacional de Meteorologia no Jardim Botânico, chegou a 47 mm. Há muito tempo a estação não atingia volume tão alto em um período tão curto, o que equivale a quase metade da média histórica de precipitação do mês de janeiro inteiro em Porto Alegre.