Sobe para 170 número de casas destelhadas em Iraí; MetSul confirma micro-explosão atmosférica

Fenômeno já havia ocorrido em Guaíba, na semana passada

Foto: Fernando Suculotti/Câmara Municipal de Iraí/Divulgação

Chegou a 170 o número de residências destelhadas pelo temporal que atingiu Iraí, no Norte gaúcho, na noite dessa segunda-feira. Conforme o prefeito, Antonio Vilson Bernardi, a unidade básica de saúde e o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora também tiveram parte da cobertura arrancada, mas nenhum paciente precisou ser recolhido. Bernardi ainda confirmou estragos na cobertura do Presídio Estadual de Iraí, mas disse ter sido possível contornar a situação no local ainda na noite de ontem.

O prefeito antecipou que vai decretar situação de emergência em razão do granizo, que veio acompanhado de vento forte. Brigada Militar, Bombeiros e Defesa Civil estadual auxiliaram os atingidos de forma emergencial.

De acordo com a MetSul Meteorologia, um fenômeno conhecido como micro-explosão atmosférica (downburst) atingiu Iraí e cidades do entorno, nessa segunda-feira. Nessas situações, uma corrente violenta de vento desce de uma nuvem de tempestade e, ao alcançar a superfície, se expande de forma radial, provocando destruição. O risco de temporais do tipo vinha sendo alertado pelos meteorologistas desde o início da onda histórica de calor que deve deixar o Rio Grande do Sul nesta quarta.

Ainda conforme a MetSul, os danos, quando ocorre um downburst, podem ser tão significativos que muitas vezes o fenômeno se confunde com um tornado. Foi o que ocorreu em Guaíba, na semana passada, quando o vento chegou a virar caminhões na estrada.

De acordo com a a atualização mais recente sobre a falta de luz nas regiões atingidas pelos temporais de ontem, a RGE informou, no início da tarde, que 18 mil consumidores seguiam sem o serviço no Norte e no Vale do Rio Pardo.