Excesso de consultas por serviço de “dinheiro esquecido” derruba site do BC

Foto: Marcello Casal Jr./ABr

O Banco Central (BC) disponibilizou nova funcionalidade no Registrato, sistema que reúne informações do consumidor junto ao sistema financeiro, como contas abertas e crédito tomado. Agora, o interessado poderá ver também os valores a receber de bancos e solicitar o pagamento por meio da ferramenta. O BC estima que há cerca de R$ 8 bilhões em valores a receber.

O site do Banco Central ficou indisponível desde o início da manhã desta terça-feira, 25. O BC afirmou que a indisponibilidade se deve ao excesso de consultas no sistema Valores a Receber (SVR). Os valores podem ser de recursos remanescentes de contas que foram fechadas ou restituição de cobranças indevidas, por exemplo. O Registrato pode ser acessado pelo site do BC e a consulta é gratuita.

Caso tenha dinheiro a ser devolvido, o usuário poderá solicitar diretamente via Pix na conta indicada pelo beneficiário no Registrato, no caso de instituições financeiras que disponibilizam a opção. O beneficiário poderá também informar seus dados de contato no sistema e o meio de transferência será informado pela instituição.

Nesta primeira fase do serviço, são cerca de R$ 3,9 bilhões a serem devolvidos de contas encerradas com saldo disponível, tarifas e parcelas de cobradas indevidamente (previstas em termo de compromisso com o BC), cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito e recursos não procurados relativos a grupos de consórcio encerrados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile