Governo do RS emite Alertas a todas as regiões Covid

Taxa de ocupação das UTIs chega a 60,9%, um aumento de 13 pontos em relação aos 48% da virada do ano

Fiocruz. Foto: Divulgação Bio-Manguinhos Fiocruz

O governo estadual emitiu Alertas a todas as 21 regiões Covid do Rio Grande do Sul, na tarde desta terça-feira, em razão do aumento de casos e de internações em leitos clínicos e de UTI. O anúncio saiu depois de uma reunião do Gabinete de Crise, coordenado pelo governador Eduardo Leite.

Em 19 de janeiro, 12 Alertas já haviam sido emitidos – às regiões Covid de Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Erechim, Lajeado, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Maria, Santa Rosa e Uruguaiana. Nesta terça, além de renovar essa decisão, o governo estendeu os Alertas às regiões de Bagé, Cachoeira do Sul, Cruz Alta, Guaíba, Ijuí, Palmeira das Missões, Santa Cruz do Sul, Santo Ângelo e Taquara.

“Estamos em um nível de preocupação alto devido ao aumento de casos e de internações. Também estamos trabalhando para dar a cada uma das regiões esse devido entendimento, para que possam conscientizar a população e tenhamos a capacidade de reduzir a velocidade da transmissão e assim diminuirmos o número de casos. Estamos em um período de maior circulação de pessoas entre as regiões, então, entendemos que o Alerta vale para todas”, afirmou o governador Eduardo Leite.

Só nesta terça, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou mais 19.635 novos casos de Covid-19. Depois de uma leve queda no registro diário de contaminações, o Rio Grande do Sul teve o quarto dia de alta. O boletim epidemiológico da SES também reportou mais 50 óbitos pela doença, número que não era visto em um boletim só desde 17 de novembro.

A taxa de ocupação das UTIs chega a 60,9%, um aumento de 13 pontos percentuais em relação aos 48% da virada do ano. Além disso, o número de internados, entre suspeitos e confirmados, aumentou em 697, só nesta semana – 575 em leitos clínicos e 122 em UTI.

Em leitos de baixa e média complexidade, o número de casos confirmados e suspeitos de Covid aumentou 57% em uma semana. Nas UTIs, cresceu 28%.