GHC atualiza protocolo e reduz afastamento de profissionais com Covid-19

Redução para cinco dias de afastamento e escalas de horas extras evitaram cancelamento de cirurgias não urgentes

Foto: Alina Souza/CP

O aumento do número de profissionais de saúde afastados levou o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) a adotar estratégias de mitigação para não impactar o atendimento nos hospitais administrados pelo grupo. Somente no mês de janeiro, foram 1.192 profissionais afastados com quadro de síndrome gripal, dos quais 548 positivaram para Covid-19, sendo 85% deles no Hospital Nossa Senhora da Conceição. Em dezembro, o GHC havia registrado apenas 19 afastamentos em razão da Covid.

Por isso, além da reabertura da tenda de triagem, localizada na Gerência de Ensino e Pesquisa, no último dia 10, o GHC atualizou o protocolo de atendimento aos infectados, seguindo orientações do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, CDC, na sigla em inglês, “Desde o dia 12, em função de percebermos o aumento de casos, alteramos o protocolo, reduzindo de dez para cinco dias o afastamento”, explica a coordenadora do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do Hospital Conceição, Ivana Varella.

De acordo com ela, essa medida, somada a escalas de horas extras, permitiu manter o atendimento ao público, evitando o cancelamento, por exemplo, de cirurgias eletivas, sem urgência. A médica pediatra e epidemiologista ressalta que o fato dos profissionais de saúde apresentarem sintomas leves e serem mais jovens ajudaram para a adoção do novo protocolo. Além do teste para Covid-19, os profissionais do GHC atendidos na tenda de triagem são testados também para influenza.

Na rede pública, em dois dos principais hospitais municipais, na última sexta-feira eram 81 no profissionais afastados no Hospital de Pronto Socorro (HPS) e 84 no Hospital Presidente Vargas, além de 298 profissionais nas unidades de saúde, com suspeita ou confirmação de infecção pela Covid-19. O presidente Vargas suspendeu parte das cirurgias eletivas e cerca de 20% das agendas dos ambulatórios em razão dos surtos de Covid.