Frente médica vê “crime” em nota técnica da Saúde que defende kit Covid em vez de vacina

Entidade criticou argumentos usados pela Secretaria de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde para rejeitar diretrizes da Conitec

Foto: Breno Esaki / Agência Saúde / Divulgação

Após a rejeição, pela Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos (SCTIE) do Ministério da Saúde, das diretrizes elaboradas pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias ao Sistema Único de Saúde (Conitec) para tratar pacientes contra a Covid-19, organizações médicas que compõem a Frente pela Vida se reuniram para pedir providências a fim de reverter a decisão. Na avaliação da Frente, configura crime atestar “a (suposta) eficácia da hidroxicloroquina para tratamento de Covid-19, e ineficácia das vacinas na prevenção da doença”.

O relatório da Conitec cita que não há medicamentos específicos para recomendação de uso de rotina no tratamento de paciente ambulatorial com Covid-19. O documento argumenta ainda que as evidências não mostraram benefício clínico da cloroquina e hidroxicloroquina e que não há evidências suficientes para recomendar o uso de ivermectina, budesonida, colchicina, corticosteróide sistêmico e nitazoxanida. Os remédios passaram a ser conhecidos como “kit Covid”.

A Frente pela Vida salienta, em nota pública, que a “nota técnica do Ministério da Saúde divulga informações falsas, mentirosas, que confundem a população”. Doze entidades médicas fazem parte da Frente, como a Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva), SBV (Sociedade Brasileira de Virologia), ABMMD (Associação Brasileira de Médicas e Médicos pela Democracia), além do CNS (Conselho Nacional de Saúde).

Os argumentos rebatidos pela Frente foram usados na justificativa do secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Hélio Angotti Neto, para vetar todos os relatórios votados pela Conitec para direcionar o tratamento de pessoas com Covid.

Na nota técnica, de sexta-feira, o secretário cita “13 estudos controlados e randomizados com direções de efeito favoráveis à hidroxicloroquina, com efeito médio de redução de risco relativo de 26% nas hospitalizações, altamente promissor para o uso discricionário e prosseguimento dos estudos”. Em contrapartida, para sustentar a suposta falta de efetividade das vacinas, menciona “18 ensaios não finalizados, dos quais, oito ainda estão em fase de recrutamento, nove ainda não estão finalizados e um está finalizado, mas ainda é insuficiente para a avaliação de segurança, mas recomendado para ‘combate à pandemia'”.

Na avaliação da Frente pela Vida o posicionamento do ministério por meio da SCTIE representa mais um “atentado contra a saúde pública que resulta em grave ameaça à vida”.

No Legislativo, parlamentares já querem explicações sobre a nota técnica contrária à decisão da Conitec. A Frente Parlamentar Observatório da Pandemia de Covid-19 pretende convidar o secretário Hélio Angotti Neto, a prestar esclarecimentos, e o ministro Marcelo Queiroga também está na lista.

Nesta segunda-feira, Queiroga afirmou a jornalistas que cabe a ele reavaliar a decisão da SCTIE e que isso vai ser feito com “transparência, publicidade, impessoalidade e legalidade”. Por outro lado, o ministro negou que um pedido de revisão tenha chegado formalmente ao Ministério da Saúde e, por isso, disse que aguarda para tomar as providências cabíveis.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile