RS terá 13º dia de onda de calor nesta segunda-feira

Temperaturas devem seguir muito elevadas até quarta-feira

Foto: Alina Souza/CP

A onda de calor ingressa nesta segunda-feira no seu 13º dia, em mais uma jornada de temperatura muito alta e enorme abafamento. O sol aparece com nuvens na maior parte do Estado, mas no decorrer do dia ocorrem períodos de maior nebulosidade. O calorão deve dar trégua apenas a partir de quarta-feira.

Ar quente e úmido traz pancadas de chuva e temporais isolados com risco de vendavais e granizo. A chuva é mal distribuída, mas pontos localizados podem ter precipitação intensa de curta duração. Em alguns locais já chove de manhã, mas a instabilidade maior é da tarde para a noite. A chuva impede maior aquecimento e máximas extremas em cidades em que chegar mais cedo.

As mínimas rondam os 19ºC em São José dos Ausentes e os 23ºC em Passo Fundo. As máximas, por sua vez, podem chegar a 40ºC em Uruguaiana e 41ºC em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 26ºC e 37ºC. No Litoral Norte, as marcas se alternam entre 24ºC e 33ºC.

Frente fria cruza pelo RS entre quarta e quinta-feira, com chuva mais generalizada e temporais, e na sequência ingressa uma massa de ar frio, colocando fim à onda de calor de duas semanas. Até quarta faz muito calor, mas na quinta, na sexta e no próximo fim de semana os dias serão agradáveis.