Movimento de buscas por testes de Covid-19 diminui em Porto Alegre neste domingo

As sete unidades de saúde que disponibilizaram testagem para Covid-19 estavam com movimento baixo durante a manhã

Na unidade de saúde São Carlos, 15 pessoas aguardavam sentadas hoje pela manhã | Foto: Guilherme Almeida

Sete unidades de saúde disponibilizaram a oferta de testagem rápida de antígeno para Covid-19 no domingo. As unidades de saúde Tristeza, Álvaro Difini, Moab Caldas, São Carlos,Lomba do Pinheiro, Morro Santana, Assis Brasil, Navegantes atenderam o público das 9h às 16h.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), houve uma redução do número de unidades de saúde abertas hoje para testagem e que todas as estavam com movimento bem baixo durante a manhã.

Na unidade de Saúde São Carlos, no bairro Agronomia, 15 pessoas aguardavam sentadas hoje pela manhã, cenário diferente do que foi visto a partir da segunda semana de janeiro, que tinha filas imensas e muitas horas de espera para todo processo de atendimento até o resultado do teste.

O servidor público federal Luiz Eduardo Duarte Cavalheiro conta que não demorou muito para ser atendido. Ele relatou que voltou da praia onde “relaxou nos cuidados” e voltou com dor de garganta e tosse. “Além disso, a minha filha está com Covid e eu a vi”, comentou.

Com o resultado negativo em mãos, comemorou. “Eu me descuidei na praia, mas agora, com esse susto, vou retomar a vigilância”, comentou. Cavalheiro já recebeu as três doses de vacinas e não contraiu Covid-19 desde o começo da pandemia, em março de 2020, quando foi confirmado o primeiro caso de covid-19 no Rio Grande do Sul.

No sábado, 1.263 pessoas receberam atendimento. Destas, 883 realizaram testes rápidos de antígeno e 373 tiveram resultado positivo, o equivalente a 42% do total. O ponto de maior movimento foi a unidade de saúde Tristeza, com 260 atendimentos e 204 testes rápidos realizados. A vacinação contra a Covid-19 será retomada nesta segunda-feira.