Entrega do Cartão Cidadão volta a ocorrer de segunda a sexta-feira na capital

A partir desta segunda-feira (24), dias de atendimento são ampliados e horário passa a ser das 8h às 11h

Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

Devido ao aumento da procura e as elevadas temperaturas que persistem, a coordenação do Programa Devolve ICMS avaliou e decidiu retomar a entrega do Cartão Cidadão em Porto Alegre de segunda a sexta, porém, com alteração no horário, que a partir de segunda-feira (24) será das 8h às 11. O atendimento é realizado no prédio da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), na avenida Borges de Medeiros, 521, Centro Histórico.

Nos últimos dias o atendimento ocorria nas segundas, quartas e sextas-feiras. A procura estava baixa, mas, na semana passada, aumentou.

Para retirar o cartão, o usuário precisa portar documento de identificação oficial com foto e número de CPF, além de usar máscara.

O cartão poderá ser retirado desbloqueado até 15 de março. Depois, deverá ser desbloqueado para uso. Caso não seja retirado em seis meses, será cancelado, sendo necessária a solicitação de segunda via para utilizar o benefício por meio do call center da Sefaz. Nesse caso, serão descontados R$ 5 do próximo crédito.

Antes de se dirigir ao local, é possível conferir o direito ao benefício pelo site do Devolve ICMS, informando CPF e data de nascimento

O aumento de casos registrados de Covid-19 em todo o Estado está impactando o atendimento nas agências do Banrisul. Em razão disso, a entrega do Cartão Cidadão do governo do Estado do Rio Grande do Sul pode ser temporariamente afetada nos municípios nos quais as agências do banco estão fechadas.

Segundo o Banrisul, antes da reabertura das agências, a instituição financeira segue protocolos sanitários, como a testagem dos colaboradores e a sanitização dos espaços, visando garantir a segurança dos funcionários e clientes.

Entregas no interior

No interior, a retirada do cartão ocorre em agências do Banrisul, sendo apenas uma por município. O atendimento é feito com base no horário de atendimento bancário ao público de cada cidade.

Para conferir onde será feita a distribuição em cada cidade e em qual o horário, clique aqui e acesse link com a lista.