Vacinação contra Covid-19 segue para crianças e adultos neste sábado, em Porto Alegre

Além da imunização, município vai ter pontos de testagem da doença durante o fim de semana

Foto: Cristine Rochol/PMPA

A Prefeitura de Porto Alegre dá sequência à vacinação contra a Covid-19 neste sábado. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), pessoas a partir dos 12 anos poderão receber primeira, segunda, terceira e quarta dose, além da dose de reforço da Janssen, no Shopping João Pessoa, das 9h às 16h. Para receber a vacina, basta apresentar documento de identidade com CPF.

Vacinação infantil

Também neste sábado, podem ser imunizadas crianças com comorbidade ou deficiência, autistas, quilombolas e indígenas a partir de cinco anos nas unidades de saúde Alpes e Mapa, das 9h às 13h.  Para receber a dose, é necessário apresentar documento de identidade do pai, mãe ou responsável e da criança, e comprovante da condição de saúde (no caso de comorbidade ou deficiência). Os pais devem estar presentes no momento da vacinação ou enviar autorização assinada.

Segunda dose

As segundas doses estarão disponível para vacinados com AstraZeneca e Pfizer, até 27 de novembro (oito semanas), e com Coronavac, até 25 de  dezembro (28 dias). Além do documento de identidade, é necessário levar a carteira de vacinação com o registro da primeira dose.

Reforço

Podem tomar a dose de reforço da Pfizer pessoas com 18 anos ou mais vacinadas com a segunda dose de qualquer imunizante até 22 de setembro (quatro meses) e pessoas com a imunidade comprometida que tenham tomada a segunda dose até 25 de dezembro (28 dias). Já a dose extra da Janssen fica liberada para pessoas vacinadas com a primeira dose do imunizante até 22 de novembro (dois meses). Para receber a terceira dose ou dose de reforço da Janssen, é preciso apresentar documento de identidade com CPF e carteira de vacinação.

Quarta dose 

Por fim, a quarta dose vai estar disponível para todos aqueles com a imunidade comprometida acima de 18 anos vacinados com a terceira dose até 22 de setembro (quatro meses). Para receber a terceira ou quarta dose, cidadãos nessa condição devem apresentar comprovante da condição de saúde, por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.

Testes

Durante o final de semana, a SMS confirmou que oito unidades de saúde, no sábado, e sete, no domingo (lista abaixo) estarão abertas para a realização de testes de antígeno para todos os que apresentarem ao menos dois sintomas de Covid-19 (febre, calafrio, dor de garganta, tosse, dor de cabeça, coriza, diarreia, alteração no olfato, no paladar, fraqueza e dor muscular) e pacientes assintomáticos em contato com caso positivo de Covid-19 e sem esquema vacinal completo.

Tanto no sábado quanto no domingo, a testagem ocorre das 9h às 16h. Conforme o órgão, antes dos testes, todas as pessoas devem passar por uma avaliação clínica nos próprios locais.  Ainda de acordo com a pasta, os pacientes que tiverem resultado negativo no teste de antígeno mas que seguirem com sintomas poderão realizar teste RT-PCR, mediante encaminhamento das equipes.

Sábado – 9h às 16h:

Tristeza

Álvaro Difini

Moab Caldas

São Carlos

Lomba do Pinheiro

Morro Santana

Assis Brasil

Navegantes

Domingo – 9h às 16h:

Tristeza

Moab Caldas

São Carlos

Lomba do Pinheiro

Morro Santana

Assis Brasil

Navegantes

Os endereços podem ser conferidos aqui.