SP e Rio decidem adiar para abril desfiles de escolas de samba

Nas duas maiores capitais do país, Carnaval de avenida fica para o fim de semana de Tiradentes

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

As prefeituras do Rio e de São Paulo, sob a orientação dos secretários de Saúde, decidiram, nesta sexta-feira, adiar a realização dos desfiles das Escolas de Samba para o fim de semana do feriado de Tiradentes, em 21 de abril.

Em nota conjunta, as prefeituras afirmaram ter tomado a medida “em respeito ao atual quadro da pandemia de Covid-19 no Brasil e à necessidade de, neste momento, preservar vidas e somar forças para impulsionar a vacinação em todo o território nacional”.

“O adiamento do carnaval foi decidido após uma reunião na noite desta sexta-feira, por videoconferência, em que estiveram presentes o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, o secretário de Saúde carioca Daniel Soranz, o secretário de Saúde paulistano Edson Aparecido, além dos presidentes das Ligas de Escolas de Samba de ambas as cidades”, completa a nota.

Com a chegada da variante Ômicron do coronavírus e a epidemia de influenza, as duas capitais viram o número de casos e internações por síndrome respiratórias explodirem nas últimas semanas.

O Carnaval de Rua, anunciado pelos prefeitos no segundo semestre de 2021, acabou sendo cancelado logo no começo de janeiro. As prefeituras, no entanto, mantiveram os desfiles das Escolas de Samba sob a justificativa que era possível manter os protocolos sanitários nessas programações.

O portal R7 entrou em contato com a Liga-SP (Liga independente das escolas de samba de São Paulo) e a Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro), mas não recebeu retorno até a publicação desta matéria.