Hotel em Porto Alegre muda coleta e destinação dos resíduos

Crédito: Divulgação/Deville

O Deville Prime Porto Alegre iniciou uma nova parceria no final do ano com a empresa ARCO Resíduos, também da capital gaúcha, para a coleta e destinação dos resíduos em três esferas: recicláveis, orgânicos e rejeitos. Além diss, as equipes de colaboradores passaram por treinamentos e foi feita nova identificação das lixeiras.

“Até então, nós separávamos os resíduos apenas entre recicláveis e orgânicos – com os quais iam os rejeitos também. Com essa nova maneira de separação, nós conseguimos desviar 83% dos resíduos do aterro sanitário. Antes da medida, somente 3% era aproveitado”, explica Janaína Souza, nutricionista do hotel.

No mês de dezembro de 2021, por exemplo, foram recolhidos 4.468 quilos de lixo. Desse total, 2.099 quilos foram compostados (transformados em adubo) e outros 1.662 quilos, reciclados. Entre os resíduos orgânicos gerados pelo hotel estão restos de comida, guardanapos e papel toalha, que também são usados na compostagem industrial. Entre os restos de comida estão cascas de frutas, pó de café e sobras de alimentos que não podem ser aproveitados.